-
Arquitetos: SAU | Studio Arquitetura Urbanismo
- Área: 475 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:André Biselli Sauaia, Alex Haiashida
-
Fabricantes: Construflama, Datacad, Deca, Mekal, Palimanan, Portobello, REKA, RMIG, Tuboar, Xteel, ZELOART
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em terreno em declive com inclinação acentuada (100% de inclinação e 12 metros de desnível) e uma exuberante vista, esta casa tem como estratégia principal o desfrute dessa vista em todos seus cômodos. Sua implantação pode ser entendida como um volume de 21 por 7,5m que se eleva sobre a topografia. O espaço sob esse volume gera um pavimento térreo sem divisões, integralmente vedado com vidro, como uma plataforma que acolhe o acesso da rua e promove o gesto essencial de superar o declive em direção à vista.
A materialidade da casa é concisa, tendo vidro e concreto como sua expressão fundamental. Sua estrutura é mista: o volume com balanços mais pronunciados é sustentado por duas vigas de aço na cobertura, que sustentam as lajes invertidas do primeiro pavimento através de tirantes.
Há no pavimento térreo um sistema de brises horizontais de alumínio (voltado para a fachada leste) que protege o setor social da casa do sol direto da manhã e confere privacidade ao seu interior, protegendo-o dos observadores da rua. Esse elemento promove uma iluminação agradável sem impedir o desfrute da deslumbrante vista em nenhum momento do dia ou da noite.
Os dormitórios estão localizados no pavimento superior e são voltados para o leste, onde há total conexão com a vista e com o lote vizinho, que é uma reserva de preservação ambiental permanente.